Dois anos de MOBI-Rio: requalificação do sistema BRT

08/Dez/2023

No dia 8 de dezembro de 2021, o Diário Oficial publicou o decreto do prefeito Eduardo Paes criando a Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), a MOBI-Rio, empresa pública municipal que passou a administrar o sistema BRT. De lá para cá foi tempo de muito trabalho, perseverança e conquistas. Para pôr mãos à obra na missão de requalificar o BRT, 1.192 pessoas foram contratadas gradualmente nesses dois últimos anos, sobretudo motoristas, e hoje são 2.657 funcionários em toda a empresa. 

Em 2022 e 2023, houve investimento de cerca de 41 milhões na reforma de 74 estações operantes. Com as melhorias, foram instalados mecanismos que reduzem e dificultam depredações e evasões nas estações, como a substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas, fiação embutida e mecanismos das portas blindados. As intervenções trouxeram, além de conforto para os passageiros, a diminuição de 90% do número de casos de vandalismos. Já os calotes, que eram de 30% dos passageiros, agora é de 10%. 

Os primeiros 48 “amarelinhos”, os ônibus da nova frota comprada pela Prefeitura do Rio, começaram a circular em dezembro de 2022, um ano depois da criação da MOBI, no corredor Transolímpica, totalmente revitalizado, com todas as estações renovadas pela equipe de Infraestrutura da empresa. Em março deste ano, foi a vez da Transcarioca ter 100% da sua frota amarelinha. O corredor recebeu 110 novos carros, entre articulados e ônibus tipo padron. As melhorias no sistema e a chegada dos novos ônibus atraíram de volta os passageiros para o modal. Em março de 2021, quando a prefeitura assumiu o BRT, a média de passageiros (pagantes + gratuidades) transportados nos dias úteis era de 150 mil. Hoje, já passa de 360 mil.

Esses dois anos também foram marcados por investimentos em fiscalização e tecnologia. Atualmente, são 1.806 câmeras, todas com alta resolução, em estações, terminais, garagens e no Centro de Controle Operacional (CCO), onde 13 funcionários se revezam 24 horas por dia, sete dias da semana, verificando online as imagens. Isso permite que ações criminosas flagradas sejam comunicadas imediatamente às equipes do programa BRT Seguro, coordenado pela Secretaria de Ordem Pública. Em 2021, eram 1.100 câmeras no sistema. A conexão passou de rádio para fibra, com sistema de redundância, melhorando a estabilidade e a qualidade.

Em 2023, a MOBI começou a operar mais um importante terminal, Deodoro, o primeiro da Transbrasil e que faz integração com ônibus urbanos e os trens da SuperVia. E, no sábado, 9 de dezembro de 2023, dois anos após a criação da MOBI-Rio, o maior corredor do sistema BRT, o Transoeste, vai receber os novos ônibus articulados, completando a renovação de 100% da frota de BRTs operada pela MOBI. 

Para a diretora-presidente da MOBI-Rio, Claudia Secin, a criação da nova empresa garantiu aos usuários um serviço digno e de qualidade: “A criação da Mobi-Rio foi fundamental para garantir maior eficiência nos transportes públicos municipais. Continuaremos trabalhando incansavelmente para a melhoria do transporte público na nossa cidade",  disse Claudia Secin.