Melhorias aos passageiros do Transcarioca

17/Set/2022

O corredor Transcarioca conta agora com serviços eventuais, que antes só circulavam no Transoeste. As linhas farão os trajetos Madureira x Alvorada, com embarque e desembarque na estação Tanque, e Penha x Alvorada, via Tanque e Vicente de Carvalho, com 38 articulados alugados por seis meses. A medida emergencial e provisória tem o objetivo de reforçar a operação dos BRTs nos horários de pico, das 5h às 9h e das 16h às 20h, nos dias úteis, trazendo mais conforto aos passageiros.

Mesmo que sejam articulados de piso baixo, não haverá necessidade de adaptação dos veículos. No Terminal Alvorada, os diretões SE05 (Alvorada x Madureira) e SE06 (Alvorada x Penha) sairão da Plataforma D 46 (Madureira) e D 50 (Penha). Já o embarque de Madureira para a Barra será dentro do Terminal Paulo da Portela. E da Penha, em frente ao módulo parador da estação Penha II. Em Vicente de Carvalho e no Tanque, a parada é perto da rampa de acesso às estações.

Os ônibus que serão utilizados nesses novos serviços diretos circularam na cidade de São Paulo e foram baixados do sistema com a renovação da frota na capital paulista. Dessa forma, foi possível alugar os veículos até que seja iniciado o processo de renovação dos ônibus do sistema BRT. A Prefeitura já comprou 291 novos veículos (220 articulados e 71 ônibus modelo padron) e vai licitar ainda este ano mais cerca de 300 articulados com previsão de entrega entre o final de 2023 e início de 2024.