Prefeitura do Rio inicia obras do Terminal Intermodal Gentileza

21/Jul/2022

O prefeito Eduardo Paes acompanhou o início das obras do Terminal Intermodal Gentileza (TIG), no antigo terreno do Gasômetro, na Região Portuária, nesta quinta-feira (21/7). As edificações que restavam na parte desapropriada do terreno começaram a ser demolidas. As obras da plataforma do BRT avançam do lado de fora do terreno e, agora, se juntam à construção do terminal. Todo o sistema será finalizado até o fim de 2023 com a entrega das plataformas do VLT e dos ônibus municipais regulares.

– Aqui vai ser o verdadeiro terminal de integração da Transbrasil. Teremos a integração total com o VLT. O passageiro chega de BRT e, se for para o Centro, pode pegar o VLT. Se for para a Zona Sul ou Tijuca, pega um ônibus. A Transbrasil vai se encontrar com a Transolímpica em Deodoro, com a Transcarioca na altura de Ramos e com o VLT no Terminal Gentileza. Estes modais de transporte não só foram destruídos nos últimos quatro anos como também não foram integrados. Com eles, as pessoas terão suas vidas facilitadas, com bilhete integrado. Quem pegar um BRT não vai precisar pagar um novo bilhete para o VLT. Com o novo modelo de bilhetagem e subsídio, a Prefeitura vai conseguir fazer essa integração – afirmou Eduardo Paes.

A entrega está prevista para acontecer em etapas. O primeiro modal a entrar em operação será o BRT. Em seguida, os ônibus municipais passarão a fazer ponto final no local. Por último, será entregue a extensão do VLT, toda a estrutura do terminal e entorno no último trimestre de 2023. Circularão por hora no local até 95 ônibus do BRT, 21 composições do VLT e 137 ônibus municipais.

O Terminal Intermodal Gentileza vai integrar o BRT Transbrasil, 22 linhas de ônibus municipais e as linhas 1 e 2 do VLT, que será estendido por cerca de 700 metros até a área do antigo Gasômetro. A estimativa é que mais de 130 mil pessoas passem pelo terminal todos os dias integrando com o BRT, ônibus convencional e VLT.

As obras vão custar R$ 250 milhões e a estrutura metálica será de material reaproveitado do Centro Internacional de Transmissão (IBC), localizado no Parque Olímpico e utilizado durante a Rio 2016. A desmontagem das colunas segue o cronograma e deve ser finalizada até setembro.

 

 

 

Fonte:https://prefeitura.rio/cidade/prefeitura-do-rio-inicia-obras-do-terminal-intermodal-gentileza/