Programa BRT Seguro reduz 25% nas ocorrências de evasão e 30% nas de vandalismo

01/Ago/2022

O programa BRT Seguro, uma parceria entre a Mobi -Rio e a Secretaria Municipal de Ordem Pública, começou no início da intervenção, em junho de 2021. De lá para cá, registra números positivos a cada dia. O projeto conta com a Polícia Militar e a Guarda Municipal para reforçar a segurança e combater a evasão nos três corredores e estações do sistema. Segundo dados da SEOP, durante esse período já foram realizadas mais de 741 prisões por roubo, furto, depredação, desacato ou importunação sexual, além de 2.038 multas, resultando na redução de 25% nas ocorrências de evasão e de 30% nas de vandalismo.

Para a diretora-presidente da Mobi-Rio, Cláudia Secin, a presença do BRT Seguro nas estações, principalmente no Centro de Controle Operacional, garante efetividade nas ações de monitoramento:

– Isso fica claro nas prisões que são realizadas diariamente de indivíduos que vandalizam as estações. Além disso, vem diminuindo o número de evasão, com multa e até prisão de quem insiste em descumprir a lei – afirma a gestora.

Vale ressaltar que todos os profissionais integrantes do projeto passaram por um curso de qualificação para atuar no BRT Seguro. E o efetivo de policiais poderá ser readequado de acordo com a demanda das estações.

– O programa BRT Seguro é muito importante para que o cidadão utilize o BRT com tranquilidade e tenha segurança nas estações. A prefeitura tem compromisso com a segurança do cidadão. O projeto é fruto de muito trabalho e inteligência – afirmou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

O programa conta com 122 policiais militares por dia, que atuam nas folgas por meio de inscrição no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), além de 30 guardas municipais, que estão presentes nas estações do BRT através de baseamento e patrulhamento móvel, nos três corredores do sistema: Transcarioca, Transoeste e Transolímpica. Os agentes atuam diariamente para combater a criminalidade, a evasão de passagens, os atos de vandalismo, além de promover o ordenamento nas estações.