Renovação do corredor Transolímpica do BRT completa 3 anos
Há três anos, as pistas exclusivas do BRT ganharam um novo colorido. No dia 16 de dezembro de 2022, a Prefeitura do Rio entregou no corredor Transolímpica os primeiros ônibus da nova frota, iniciando a requalificação de todo o sistema. Naquele dia, 48 amarelinhos substituíram os 31 ônibus azuis do corredor. Hoje, são 73 articulados em quatro linhas, transportando, em média, 50.800 passageiros por dia — mais que o dobro dos 24 mil registrados em 2022, um aumento de 112%.
Esse avanço no Transolímpica reflete a transformação do BRT como um todo. Em novembro, o sistema atingiu um recorde histórico de 614 mil embarques em um único dia e registrou a maior média diária de passageiros já observada, com 591 mil usuários transportados nos quatro corredores. O crescimento da demanda confirma a confiança dos cariocas no modal após a requalificação iniciada pela Prefeitura em 2021, sob gestão da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e operação da MOBI-Rio.
Além da renovação da frota, o Transolímpica teve todas as suas 18 estações reformadas e três terminais modernizados. Em 2023, foi inaugurado o Terminal Deodoro, que ampliou a integração do corredor com a Transbrasil, fortalecendo a ligação entre as zonas Oeste, Sudoeste e o Centro da cidade.
Com mais ônibus em operação e planejamento otimizado, o intervalo médio de frequência entre os serviços do corredor Transolímpica, no horário de pico, que era de dois minutos e 55 segundos antes da nova frota, atualmente é de um minuto e 21 segundos, uma redução de 53%. Essa melhoria acompanha o aumento geral da oferta do BRT, que hoje realiza cerca de 9 mil viagens diárias, resultado de investimentos em tecnologia, manutenção e capacitação das equipes.
Inaugurado em 2016 como legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o corredor Transolímpica tem 26 quilômetros de pista exclusiva e liga o Recreio dos Bandeirantes a Deodoro, passando pela Barra da Tijuca, Curicica, Jacarepaguá, Taquara, Jardim Sulacap e Magalhães Bastos, consolidando-se como peça estratégica da mobilidade urbana da cidade.