Prefeitura lança sistema para estimar tempo de chegada do BRT pelo celular

03/Abr/2023

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Transportes e da MOBI-Rio, lançou um sistema para informar aos passageiros do BRT sobre as linhas que passam em cada estação e a previsão de chegada dos ônibus na plataforma. Basta o usuário apontar a câmera do celular para as placas com QR Code que foram implantadas nas estações e terminais, selecionar o sentido e a linha desejada para ter acesso ao mapa com todos os ônibus do serviço escolhido, itinerário e a estimativa de tempo em que o veículo mais próximo vai chegar.

A novidade está presente em todas as estações atendidas pelos novos ônibus do BRT nos corredores Transolímpica, Transcarioca e no Lote Zero (trecho da Transoeste entre o Terminal Jardim Oceânico e o Terminal Alvorada). É importante frisar que estas estações possuem wi-fi gratuito.

Além do QR Code, os usuários do BRT podem acessar as mesmas informações por meio do site mobilidade.rio. Basta digitar o nome da estação para ter acesso aos serviços. 

Será permitido ainda que o usuário avalie se a informação foi útil e escreva comentários. 

 Como o serviço acaba de ser lançado, este primeiro momento será uma fase assistida, de testes. É fundamental que os passageiros usem o sistema e reportem qualquer problema para que a equipe técnica faça os ajustes necessários.

Balanço de um mês do corredor Transcarioca

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Transportes e da MOBI-Rio, divulgou o balanço de um mês de operação do corredor Transcarioca. Com os 110 novos ônibus que circulam no corredor, os cariocas já sentem as melhorias significativas no sistema BRT. Com o aumento no número de veículos, os intervalos das linhas diminuíram cerca de 54%. 

Por exemplo, na linha 35 (Madureira x Jardim Oceânico), a redução no tempo de espera passou de 10 para 6 minutos. A linha 40 (Madureira x Alvorada) passou de 15 para 6 minutos e a linha 46 (Penha x Alvorada - Expresso) de 12 para 6 minutos.

Com mais articulados rodando e menos tempo de espera nas estações, a MOBI-Rio registrou também um aumento no número de viagens e de passageiros transportados. Antes da chegada da nova frota, a demanda de passageiros por mês era de 1.789.801. Agora a empresa registra 1.917.144, um aumento de 7%. O número de viagens subiu cerca de 10%.

No mês de março, os agentes do BRT Seguro, da Secretaria de Ordem Pública, realizaram 59 prisões por roubo, furto e vandalismo no corredor Transcarioca. Também foram aplicadas 375 multas por evasão de passagens ao longo do mês de março.

Também durante o mês de março a Secretaria de Ordem Pública intensificou as operações de fiscalização para coibir que veículos sem autorização transitem na pista exclusiva do BRT. Essas ações acarretaram em 143 apreensões (reboques) e 1.305 autuações.

Melhorias nos outros corredores

O corredor Transolímpica, primeiro a receber 80 novos ônibus em dezembro de 2022, também apresenta melhorias nos serviços oferecidos aos passageiros, com diminuição de 40% no tempo de intervalo das linhas que operam neste corredor. O número de passageiros aumentou 14% (de 33. 617 transportados diariamente em janeiro deste ano para 38. 447 apurados até fim de março de 2023).

Articulados antigos azuis que operavam nos corredores Transcarioca, Transolímpica e no Lote Zero foram remanejados para o corredor Transoeste, que passa por obras de requalificação na pista. Em virtude do aumento de veículos (hoje, 120), os intervalos reduziram em média 56%.

Requalificação do Sistema BRT

A Prefeitura do Rio comprou no ano passado 561 novos ônibus para requalificação do Sistema BRT. Até o fim deste mês, serão 291 veículos já entregues. Os corredores Transolímpica, Transcarioca e o Lote Zero (trecho entre os Terminais Jardim Oceânico e Alvorada) já estão operando 100% com ônibus novos.

A partir de novembro deste ano, até março de 2024, a cidade receberá os outros 270 articulados comprados pelo município para atendimento aos corredores Transbrasil e Transoeste – atualmente em obras. A previsão é que o Sistema BRT opere plenamente com seus quatro corredores e com 100% dos ônibus novos no início do próximo ano.

85% das estações do sistema BRT já foram reformadas

Das 125 estações do sistema BRT, 107 já foram reformadas. Entre as melhorias realizadas estão substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas; fiação embutida e mecanismos das portas blindados; alarmes luminosos e sonoros das portas, indicando a abertura e o fechamento, e trava automática das portas. Entre os serviços executados estão ainda pinturas interna e externa, novas instalações elétricas e programação visual, reforço na iluminação e colocação de guarda-corpos.