Terminal BRT Curral Falso, o maior do corredor Transoeste, é inaugurado em Santa Cruz
A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta segunda-feira (23/12), o Terminal BRT Curral Falso. Sessenta e uma vezes maior do que a antiga estação de mesmo nome, o terminal tem 18,3 mil metros quadrados e conta com integração entre ônibus comuns e vans, vindos da Estrada de Sepetiba e da Avenida Cesário de Melo. A obra faz parte da revitalização do corredor Transoeste. Este é o quarto terminal deste BRT entregue em 2024 ampliado a partir de antigas estações. O primeiro, Magarça, começou a funcionar em março; o segundo, Mato Alto, em maio; e o terceiro, Pingo D’Água, em julho. As obras de todos os terminais foram realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.
– Isso aqui é transformador na vida das pessoas. Além do abandono sofrido no governo do meu antecessor, tinha aqui um projeto em que se subdimensionou o número de pessoas que ia usar a Transoeste. Então, aqui sempre foi insuficiente para atender a demanda com qualidade. Essa transformação que conseguimos fazer no BRT, não só recuperou aquilo que existia, mas também aprimorou. O Transoeste foi o primeiro BRT a ser construído, portanto alguns ajustes foram feitos a partir de uma nova realidade. Essa é uma grande conquista e encerramos um primeiro ciclo de recuperação da Transoeste. Vamos avançar em Santa Cruz e continuar a melhorar a mobilidade da população na cidade. Isso aqui significa, na prática, fazer as pessoas chegarem mais cedo em casa e poderem dedicar mais tempo para suas famílias – afirmou o prefeito Eduardo Paes.
No fim de setembro, o Terminal Curral Falso já havia iniciado a operação gradual com a linha 15 (Terminal Curral Falso x Terminal Alvorada – Expresso). Ela vai rodar nos horários de pico, nos dias uteis, com saídas programadas a cada 10 minutos. E outras quatro importantes linhas do BRT passam a fazer parada no terminal: 10 (Santa Cruz x Alvorada – Expresso), 17 (Santa Cruz x Campo Grande – Expresso), 20 (Santa Cruz x Salvador Allende – Expresso) e a 11 (Santa Cruz x Alvorada – parador).
– A Prefeitura entrega hoje o último grande terminal da Zona Oeste. Ele é muito maior do que a antiga estação, que não atendia a demanda. Por aqui devem passar cinco mil pessoas nos dias úteis. São cinco serviços que basicamente conectam Santa Cruz ao terminal Alvorada, passando pela Salvador Allende. E aqui no Curral Falso inauguramos uma novidade, que está em fase de teste: uma tecnologia desenvolvida pela Mobi-Rio. São painéis eletrônicos que informam aos usuários em quanto tempo o ônibus vai chegar ou se ele já está na plataforma – disse Claudia Secin, presidente da Mobi-Rio, empresa pública responsável pelo gerenciamento do sistema BRT.
A antiga estação tinha apenas 300 metros quadrados. Com as intervenções, foram construídos um bicicletário com capacidade de 400 vagas, além de uma passarela de acesso. Também foram executadas melhorias nos sistemas viários e de drenagem no entorno, em uma área de quase 2 mil metros quadrados, requalificando importantes vias, como a Avenida Cesário de Melo, Estrada de Sepetiba, Rua Felipe Cardoso e Estrada da Pedra. A área total de intervenção superou os 36,3 mil metros quadrados.
Foram utilizadas quase 150 toneladas de aço, cerca de 400 toneladas de estrutura metálica e quase 2 mil metros de drenagem de águas pluviais para a construção do Terminal Curral Falso. O bicicletário foi erguido com um elemento muito utilizado nas arquiteturas brasileiras, o cobogó, um revestimento vazado feito de cimento ou barro. Foram cerca de 10 mil cobogós utilizados.